Receita

Ingredientes
-1 cenoura média
- 1 abobrinha pequena
- 1 batata-doce média
- 1/2 cebola pequena
- 1 talo de salsão (aipo) ou 1 folha de louro (opcional, para um leve sabor)
- 1 dente de alho (opcional)
- 1 ramo de salsinha ou cebolinha
- 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem (opcional)
- 1,5 a 2 litros de água
Preparação
Modo de preparo:
1. Preparando os legumes: Lave bem todos os legumes. Descasque a cenoura, a batata-doce e a cebola. Corte a cenoura e a batata-doce em rodelas ou pedaços grandes. A abobrinha pode ser cortada em rodelas ou cubos. O salsão pode ser cortado em pedaços pequenos.
2. Cozinhar os legumes: Em uma panela grande, coloque todos os legumes preparados e adicione a água. Se estiver usando, acrescente o alho e a folha de louro ou o ramo de salsinha.
3. Cozimento: Deixe os legumes cozinharem em fogo médio por cerca de 30-40 minutos, ou até que fiquem bem macios. O objetivo é que os sabores se soltem e o caldo fique bem saboroso.
4. Ajuste e coagem: Após o tempo de cozimento, desligue o fogo. Retire os legumes da panela e reserve. Se quiser um caldo mais concentrado, deixe cozinhar por mais tempo. Coe o líquido para separar o caldo dos pedaços dos legumes. Dica: Use os legumes cozidos para fazer papinha.
5. Finalização: O caldo pode ser utilizado imediatamente ou armazenado em porções individuais. Se quiser, adicione uma colher de chá de azeite de oliva para dar um toque de sabor (opcional). O caldo pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias ou congelado por até 1 mês.
Dica: Esse caldo de legumes pode ser usado como base para sopas, purês e papinhas. Ele é uma ótima opção para oferecer aos bebês mais sabor sem a necessidade de sal.